GARBI Gilberto G. Para que serve isso?. Revista do Professor de Matemática, n° 63, 2007.
Gilberto Garbi é engenheiro formado pelo ITA. Foi um executivo de telecomunicações nos anos 70 e 80 e presidente da NEC do Brasil nos anos 90. É autor dos livros O Romance das Equações Algébricas e a Rainha das Ciências.
O referido artigo tem como objetivo, mostrar a importância da Matemática para professor (es) (as) e aluno (os) (as) nos diversos campos do conhecimento, a sua utilização no cotidiano, o desenvolvimento do raciocínio lógico dedutivo, bem como a relevância dos professor(es) (as) gostarem dessa Ciência.
No que tange ao uso da Matemática no nosso dia a dia, o autor argumenta que ela está presente nas comunicações instantâneas, a exemplo do rádio, da televisão, do telefone celular, internet; aviões sofisticados, rápidos e confortáveis; naves espaciais; computadores ultra-rápidos fazem bilhões de operações e realizam em poucos instantes cálculos; que, ainda, há poucas décadas, levariam anos de trabalho de equipes inteiras de matemáticos; gigantescas obras de engenharia como pontes, arranha-céus, estruturas hidroelétricas e túneis; átomos e partículas subatômicas; códigos genéticos de plantas e animais; centenas de milhares de componentes eletrônicos são armazenados em chips; equipamentos de eletrônica médica, contribuindo para diagnósticos precoces de vários problemas de saúde; a energia elétrica.
O autor diz que todos esses benefícios da Matemática é o produto de longos processos de estudos e descobertas feitas pelos seres humanos, desde o século VI a . C. sobre o mundo físico.
Garbi afirma que a Matemática é de suma importância na criação de produtos químicos utilizados no cotidiano das pessoas; na Teoria das Probabilidades e a Estatística aplicadas em pesquisas de utilidade pública, uma vez que com um pequeno universo de indivíduos têm uma amostra confiável dentro de uma certa margem de erro e com o mínimo de trabalho de campo.
No entanto, ele diz que não é somente por tudo isso já explicitado que essa Ciência assume posição de destaque no Mundo Moderno, justificando que sua essência é o raciocínio lógico dedutivo, uma vez que ele é a mola propulsora em áreas como a Economia, a Administração de Empresas, na Advocacia, na liderança de grupos e na própria tomada de decisões no âmbito individual.
Por fim Garbi postula que a Matemática proporciona prazer ao espírito, independente de todas as utilidades abordadas neste artigo. Para tanto, ele diz que segundo Elon Lages de Lima o bom professor de Matemática é aquele que vibra com a matéria que ensina, conhece muito bem o assunto e tem um desejo autêntico de transmitir esse conhecimento. Complementando Elon Lages, Gilberto Garbi ressalta que são esses, os professores que conseguem desenvolver em seus alunos o gosto pelo estudo da Matemática pelo que ela é em si mesma e não apenas por sua utilidade.
Assim, salienta o autor que os professores e professoras têm argumentos suficientes para mostrar para os alunos e alunas a importância Matemática, bem como para despertar o gosto e a aprendizagem pela sua postura diante de seus alunos e alunas.
Foi de fundamental importância esse conhecimento sobre a utilidade da Matemática, uma vez os trabalhos de Prática de Ensino até então produzidos por nós vem contribuindo para refletirmos acerca de nossa atuação profissional. Esse artigo complementa e edifica nossos conhecimentos, haja vista que não tínhamos a mínima idéia de toda essa gama de aplicação e utilidade dessa Ciência.
Concordamos com o autor quando diz que os professores ou as professoras que lecionam a Matemática por prazer repassam esse gosto para seus alunos e alunas e que tenham um bom domínio dos conteúdos.
Acrescentamos que os bons professores e professoras devem ser constantes pesquisadores sobre as diversas áreas do conhecimento, para que tragam para a sala de aula, textos informativos sobre as diversas aplicações e utilidades da Matemática, inclusive da História da Matemática desde os seus primórdios até dos dias hodiernos e façam leituras para que os alunos reflitam sobre as mesmas. Para tanto é imprescindível o apoio pedagógico da instituição de ensino,na qual eles estão vinculados, referente a um planejamento pedagógico coletivo interdisciplinar e sistemático. Somente assim acreditamos haver um ensino e aprendizagem da Matemática que seja capaz de promover o raciocínio lógico dedutivo e evidentemente sua utilização no âmbito individual e profissional.
Gilberto Garbi é engenheiro formado pelo ITA. Foi um executivo de telecomunicações nos anos 70 e 80 e presidente da NEC do Brasil nos anos 90. É autor dos livros O Romance das Equações Algébricas e a Rainha das Ciências.
O referido artigo tem como objetivo, mostrar a importância da Matemática para professor (es) (as) e aluno (os) (as) nos diversos campos do conhecimento, a sua utilização no cotidiano, o desenvolvimento do raciocínio lógico dedutivo, bem como a relevância dos professor(es) (as) gostarem dessa Ciência.
No que tange ao uso da Matemática no nosso dia a dia, o autor argumenta que ela está presente nas comunicações instantâneas, a exemplo do rádio, da televisão, do telefone celular, internet; aviões sofisticados, rápidos e confortáveis; naves espaciais; computadores ultra-rápidos fazem bilhões de operações e realizam em poucos instantes cálculos; que, ainda, há poucas décadas, levariam anos de trabalho de equipes inteiras de matemáticos; gigantescas obras de engenharia como pontes, arranha-céus, estruturas hidroelétricas e túneis; átomos e partículas subatômicas; códigos genéticos de plantas e animais; centenas de milhares de componentes eletrônicos são armazenados em chips; equipamentos de eletrônica médica, contribuindo para diagnósticos precoces de vários problemas de saúde; a energia elétrica.
O autor diz que todos esses benefícios da Matemática é o produto de longos processos de estudos e descobertas feitas pelos seres humanos, desde o século VI a . C. sobre o mundo físico.
Garbi afirma que a Matemática é de suma importância na criação de produtos químicos utilizados no cotidiano das pessoas; na Teoria das Probabilidades e a Estatística aplicadas em pesquisas de utilidade pública, uma vez que com um pequeno universo de indivíduos têm uma amostra confiável dentro de uma certa margem de erro e com o mínimo de trabalho de campo.
No entanto, ele diz que não é somente por tudo isso já explicitado que essa Ciência assume posição de destaque no Mundo Moderno, justificando que sua essência é o raciocínio lógico dedutivo, uma vez que ele é a mola propulsora em áreas como a Economia, a Administração de Empresas, na Advocacia, na liderança de grupos e na própria tomada de decisões no âmbito individual.
Por fim Garbi postula que a Matemática proporciona prazer ao espírito, independente de todas as utilidades abordadas neste artigo. Para tanto, ele diz que segundo Elon Lages de Lima o bom professor de Matemática é aquele que vibra com a matéria que ensina, conhece muito bem o assunto e tem um desejo autêntico de transmitir esse conhecimento. Complementando Elon Lages, Gilberto Garbi ressalta que são esses, os professores que conseguem desenvolver em seus alunos o gosto pelo estudo da Matemática pelo que ela é em si mesma e não apenas por sua utilidade.
Assim, salienta o autor que os professores e professoras têm argumentos suficientes para mostrar para os alunos e alunas a importância Matemática, bem como para despertar o gosto e a aprendizagem pela sua postura diante de seus alunos e alunas.
Foi de fundamental importância esse conhecimento sobre a utilidade da Matemática, uma vez os trabalhos de Prática de Ensino até então produzidos por nós vem contribuindo para refletirmos acerca de nossa atuação profissional. Esse artigo complementa e edifica nossos conhecimentos, haja vista que não tínhamos a mínima idéia de toda essa gama de aplicação e utilidade dessa Ciência.
Concordamos com o autor quando diz que os professores ou as professoras que lecionam a Matemática por prazer repassam esse gosto para seus alunos e alunas e que tenham um bom domínio dos conteúdos.
Acrescentamos que os bons professores e professoras devem ser constantes pesquisadores sobre as diversas áreas do conhecimento, para que tragam para a sala de aula, textos informativos sobre as diversas aplicações e utilidades da Matemática, inclusive da História da Matemática desde os seus primórdios até dos dias hodiernos e façam leituras para que os alunos reflitam sobre as mesmas. Para tanto é imprescindível o apoio pedagógico da instituição de ensino,na qual eles estão vinculados, referente a um planejamento pedagógico coletivo interdisciplinar e sistemático. Somente assim acreditamos haver um ensino e aprendizagem da Matemática que seja capaz de promover o raciocínio lógico dedutivo e evidentemente sua utilização no âmbito individual e profissional.
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