Esta comunidade tem como objetivo contribuir para a construção do conhecimento de todos que a visitam. Nela encontrará Textos, Planos de Aula e Problemas Resolvidos de Matemática( Educação Básica e Nível Superior), os quais poderão se constituir em modelos para a resolução de novos problemas. Além de conteúdos de outras áreas que contribuem de forma significativa para a formação de professores.
terça-feira, 27 de outubro de 2015
Inclusão de uma criança tetraplégica: Roteiro
O presente Roteiro se constitui em um guia de referência para que professores o utilizem para a inclusão de uma criança tetraplégica - paralisia nos membros superiores e inferiores – com cognição normal, mas com movimento apenas na cabeça. Este aluno utiliza uma cadeira de rodas e necessita de ajuda na remoção da urina a cada duas horas através de sonda.
Para tanto se faz necessário, os seguintes procedimentos, recursos humanos e tecnológicos:
Analisar as condições físicas de acesso a sala de aula. Se por ventura não forem favoráveis, conversar com a direção para que sejam tomadas as devidas providências. A ABNT 9050 publica um conjunto de Normas, que quando obedecidas, dão acessibilidade plena a praticamente todas as pessoas com deficiência. Acesso disponível: http://www.mpdft.gov.br/sicorde/NBR9050-31052004.pdf
Ao receber este aluno providencie dinâmicas de inclusão. Essa estratégia já é um bom começo para a inclusão ao conhecimento sistematizado;
Sabemos que a Formação Inicial e Continuada de professores não prepara realmente para trabalhar com alunos deficientes. O que fazer então? Mobilizar os seus pares, direção, equipe técnica e formar grupo de estudos para pesquisar e debater à temática, isto sim é também uma verdadeira formação continuada.
Dentre os conteúdos a serem estudados estão: o software motrix. Este é um software que permite que pessoas com deficiências motoras graves, em especial tetraplegia e distrofia muscular, possam ter acesso a microcomputadores, permitindo assim, em especial com a intermediação da Internet, um acesso amplo à escrita, leitura e comunicação. O acionamento do sistema é feito através de comandos que são falados num microfone.
Podemos indicar como referência os slides disponível em: http://www.slideshare.net/Levenhagen/software-motrix
A viabilização da educação inclusiva pressupõe a disponibilização de dois elementos importantes: A sala de recursos e um professor- itinerante.
A sala de recurso é um espaço destinado ao trabalho com alunos que apresentem necessidades educacionais integrados em turmas regulares. Seu objetivo maior pressupõe a intenção de suplementar e complementar o trabalho realizado pelos professores do ensino regular.
O professor- itinerante é um professor altamente especializado, que deve visitar com freqüência as classes regulares que têm pessoas com deficiência, orientando o professor nos termos técnicos específicos de cada aluno com deficiência. O atendimento deste profissional é feito em geral, através de visitas constantes à unidade escolar e acompanhamento em sala de aula ao aluno sob sua orientação. Esse acompanhamento é realizado no horário escolar do aluno em sua turma, constituindo-se em um serviço essencial ao atendimento, não só para o aluno, como junto aos profissionais da escola que com ele atuam.
A seguir elencaremos alguns encaminhamentos que professores gestores e demais profissionais da instituição poderão fazer para a inclusão da criança nas condições abordadas no início deste roteiro.
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• Solicitar da Secretaria da Educação do Estado à implementação do Motrix:
• Procurar a FUNAD (Centro de Apoio ao Deficiente) para solicitar o auxilio de um profissional que apoie o professor de sala, se por ventura a Instituição não possuir professor- Intinerante;
• Conversar com os familiares do aluno para ter acesso aos nomes do profissionais da saúde que o acompanha para aprendermos a fazer com segurança o esvaziamento da urina, para que a criança não tenha infecção urinária;
• Solicitar a colaboração do pessoal de apoio, administrativo, alunos, colegas de sala, enfim a todos que compõem a comunidade escolar no sentido de acolher e tratar com respeito o aluno.
• Incluir no Planejamento Pedagógico dinâmicas de Inclusão de modo que todos os professores trabalhem de forma cooperativa:
Assim, esperamos que professores e demais profissionais que tem o compromisso social com a educação, especialmente a inclusiva possam com este roteiro aprofundar seus conhecimentos. Evidentemente, que se faz necessário que continuem estudando, pesquisando, uma vez que requer um estudo constante. Mas vale a pena lutarmos pela inclusão para que esse aluno tenha acesso ao conhecimento elaborado e tenha as mesmas condições de inclusão nesta sociedade do conhecimento igualmente aos demais alunos considerados perfeitos.
.Sabemos que não é fácil, mas é responsabilidade de todos.
Se você não se levanta para defender o direito de todos, quem é o aleijado?
(autor desconhecido)
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