quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O papel do supervisor diante da avaliação



O presente texto tem como objetivo fazer a relação entre o papel do supervisor e o processo avaliativo na organização escolar.
O supervisor antes de tudo é um líder.  Para tanto, deve ter a competência dialógica, bem como os conhecimentos científicos, metodológicos, filosóficos, sociológicos e éticos. Uma vez que é ele, o medidor do trabalho coletivo no âmbito escolar.
Dentre os trabalhos mediados pelo supervisor está o Projeto Pedagógico – suporte para a avaliação escolar. É nele que deve está inserida as modalidades de avaliação que a escola deve seguir. No entanto, precede a esta, o objetivo da escola, no tocante a que tipo de homem se pretende formar. Sendo que os critérios avaliativos devem ser coerentes com os objetivos propostos.
Diante do que foi supracitado é imprescindível que o professor construa uma relação interpessoal significativa com seus alunos – primeiro pressuposto para um ensino de qualidade. A partir deste, é possível que o professor utilize diversos instrumentos de avaliação para atender as peculiaridades dos educandos.
Neste contexto, entra em cena uma das atribuições do supervisor – promover uma formação continuada em serviço visando dar respaldo teórico e metodológico para que os professores assim procedam.
Dessa forma, a avaliação minimiza os conflitos existentes nas relações sociais intra e extraescolar, culminando com uma educação qualitativa, oportunizando aos educandos a produção de sua existência, construindo assim, sua história.


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