O presente texto tem como objetivo fazer a relação
entre o papel do supervisor e o processo avaliativo na organização escolar.
O supervisor antes de tudo é um líder. Para tanto, deve ter a competência dialógica,
bem como os conhecimentos científicos, metodológicos, filosóficos, sociológicos
e éticos. Uma vez que é ele, o medidor do trabalho coletivo no âmbito escolar.
Dentre os trabalhos mediados pelo supervisor está o
Projeto Pedagógico – suporte para a avaliação escolar. É nele que deve está
inserida as modalidades de avaliação que a escola deve seguir. No entanto,
precede a esta, o objetivo da escola, no tocante a que tipo de homem se
pretende formar. Sendo que os critérios avaliativos devem ser coerentes com os
objetivos propostos.
Diante do que foi supracitado é imprescindível que o
professor construa uma relação interpessoal significativa com seus alunos –
primeiro pressuposto para um ensino de qualidade. A partir deste, é possível
que o professor utilize diversos instrumentos de avaliação para atender as
peculiaridades dos educandos.
Neste contexto, entra em cena uma das atribuições do
supervisor – promover uma formação continuada em serviço visando dar respaldo
teórico e metodológico para que os professores assim procedam.
Dessa forma, a avaliação minimiza os conflitos
existentes nas relações sociais intra e extraescolar, culminando com uma
educação qualitativa, oportunizando aos educandos a produção de sua existência,
construindo assim, sua história.
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