sábado, 17 de outubro de 2015

SEQUÊNCIA DIDÁTICA Medidas de Capacidade


Escola:
Professor:                                  – Disciplina:   Matemática             – Turma: 7º Ano
Tema: Medidas de Capacidade - Tempo: 5 aulas de 45 min . – Data

Objetivo Geral:
Resolver problemas que envolvam diferentes grandezas, selecionando unidades de medida adequadas à precisão requerida.


Objetivos Específicos:
Reconhecer e compreender as unidades de memória de informática, como bytes, quilobytes, megabytes e gigabytes em contextos apropriados, pela utilização da potenciação;
Verificar se um determinado arquivo pode ser armazenado em mídias preestabelecidas.


Procedimento Metodológico
1º Momento: Levar a turma ao Laboratório de Informática e solicitar que eles pesquisem na Internet textos, imagens, vídeos e salve-os no Computador.  Em seguida, solicitar que eles anotem a Capacidade de Memória de cada dos arquivos pesquisados.
2º Momento: Na sala de aula, o professor formará duplas e apresentará aos alunos as seguintes mídias: Pen drives e Cartões de Memória com capacidades diferentes de armazenamento e CD ROM, e fará os seguintes questionamentos aos alunos? Em qual dessas mídias os arquivos que vocês anotaram podem ser armazenados? Como fazer para saber em qual dessas mídias cabem aproximadamente esses arquivos? As respostas serão escritas pela dupla e em seguida será socializada a resposta de cada dupla. A medida, que as duplas forem relatando suas respostas, o professor registrará estas respostas no quadro. Por fim, solicitará que todos os alunos anotem no caderno. Esse material será digitado  e impresso pelo professor.
3º Momento: Esse material será distribuído com as duplas formadas no 2º Momento e será solicitada uma Produção Textual. Esta produção será corrigida pelo professor e devolvida para os alunos. Estes serão novamente levados ao Laboratório de Informática para digitarem  a Produção Textual e cada dupla o armazenarem em uma mídia. Nesse momento, o Professor perguntará a turma, é possível armazenar todos os arquivos das duplas em um CD? Em um Pen drive de um Gigabyte?   E em um Cartão de Memória de 4 Gigabyte? E solicita que eles tentem armazenar esses arquivos nas mídias indicadas pelo professor.
4º Momento: O professor explicará quais as unidades de memória de informática, bem os procedimentos para fazer a transformação de uma unidade para outra. Solicita que os alunos anotem no caderno.
5º Momento: Retomando as duplas, os alunos serão orientados pelo professor a fazer as conversões dos arquivos anotados no 1ª Momento e dizer exatamente em qual mídia será possível armazená-los. Estas duplas poderão visitar outras duplas em busca de ajuda para resolver suas questões, bem como se colocar a disposição para ajuda-las também. O professor estará a todo o momento circulando pelas equipes para que possa encorajar e orientar as dúvidas que forem surgindo. Após todos os cálculos feitos manualmente, a calculadora será utilizada para conferir os resultados.
6º Momento: Para sistematizar o conteúdo, solicitar que os alunos em dupla resolvam o seguinte problema:
 A partir do encaminhamento sobre armazenamento, propor aos grupos que resolvam o seguinte problema:
IFRS (2011) – Em informática, byte (B) é uma unidade de memória. Para se quantificar a capacidade de memória de discos, costumam-se usar outras medidas múltiplas do byte, como por exemplo, as seguintes:
Nome
Símbolo
Tamanho
Kilobyte
KB
210 B
Megabyte
MB
210 KB
Gibabyte
GB
210 MB
Terabyte
TB
210 GB
Um antigo disquete tinha capacidade de armazenar 1,44 MB. O CD armazena 740 MB. Num DVD cabem 4,7 GB. Como 2 10 é aproximadamente mil, quantos bytes cabem aproximadamente, em um disquete, um CD e um DVD, respectivamente?
 
(A) 14,4 mil – 740 mil – 4,7 milhões
(B) 144 mil – 74 milhões – 4,7 trilhões
(C) 1440 mil – 7,4 milhões – 47 milhões
(D) 0,144 milhões – 7,4 bilhões – 47 bilhões
(E) 1,44 milhões – 740 milhões – 4,7 bilhões
7º Momento: Prova Individual e Autoavaliação.



Conteúdo Conceitual: Medidas de Capacidade- Unidades de Memória da Informática: bytes, quilobytes, megabytes e gigabytes.
Conteúdo Procedimental: Reconhecimento e compreensão das unidades de memória da Informática: bytes, quilobytes, megabytes e gigabytes em contextos apropriados pela utilização da potenciação.
Conteúdo Atitudinal: Valorização do trabalho coletivo, colaborando na interpretação de situações-problema, na elaboração de estratégias de resolução e na sua validação.
     
Recursos Utilizados
 Aula dialogada, computador, CD, Pen drive, Cartão de Memória, Calculadoras, quadro, Pincel para quadro branco, material impresso.
Avaliação:
Para a avaliação será estabelecida médias variando de 0,0 até 10,00. 40% dessa média será feita mediante uma prova individual que tem como objetivo verificar os conhecimentos assimilados, 20% serão aferidos  a capacidade dos alunos desenvolverem as competências pretendidas após assimilarem o conteúdo conceitual e os outros 40% estarão ligados à avaliação diária do comportamento dos educandos pautados em critérios objetivos, como por exemplo: assiduidade; pontualidade; disciplina(no sentido de comprometimento com as tarefas escolares); liderança: capacidade de iniciativa; respeito; gentileza; zelo, organização pessoal; tolerância: sensibilidade; otimismo; honestidade e generosidade.
Referências:
AVALIAÇÃO. Material Impresso. IESDE BRASIL S.A. Disponível em www.iesde.com.br
BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 5ª a 8 ª Séries. Brasília, DF, 2001
GEORGE. Iosadara Telma Branco de. A Matemática e o Sistema de Medida. Disponível em < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42906> Acesso em 13 OUT. 2014.
Sistema Binário e Componentes de um Computador. Material Impresso(Unidade I)- Disciplina: Iniciação a Computação- Curso Licenciatura em Matemática UFPB Virtual.



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