Esta comunidade tem como objetivo contribuir para a construção do conhecimento de todos que a visitam. Nela encontrará Textos, Planos de Aula e Problemas Resolvidos de Matemática( Educação Básica e Nível Superior), os quais poderão se constituir em modelos para a resolução de novos problemas. Além de conteúdos de outras áreas que contribuem de forma significativa para a formação de professores.
terça-feira, 27 de outubro de 2015
Projeto: Lugar de lixo é no lixo
“Pense globalmente e aja localmente” (René Jules Dubos, biólogo francês – 1901-1982)
Dados de Identificação: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada na zona sul de João Pessoa – PB.
Nível: 5° Ano do Ensino Fundamental
1 - Definição e caracterização do problema (teórico e/ou prático)
A Escola é permeada por reservas da Mata Atlântica. No entanto, nesta relíquia são jogados lixos caseiros, móveis, animais mortos visíveis a todos que circulam pelo bairro. Vale ressaltar que a coleta do lixo é feita três vezes por semana.
Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, a Mata Atlântica, uma rica e exuberante vegetação, recobria o litoral brasileiro em seus quase 9 mil quilômetros de extensão. Nela, existiam milhares de espécies diferentes de seres vivos, entre plantas, animais e microorganismos. Hoje, resta pouco da Mata Atlântica. O que sobrou foram pequenas áreas isoladas com uma vegetação muito diferente da original, que vai se tornando cada vez mais difícil de ser encontrada, por causa de incêndios e desmatamentos.
No lugar de boa parte das florestas que existiam no Brasil, ergueram-se muitas cidades. Mas toda cidade, precisa de áreas verdes para garantir uma boa qualidade de vida para a sua população.
As plantas são responsáveis pela produção de boa parte do oxigênio, gás indispensável para nossa respiração e, consequentemente, para a nossa sobrevivência. Preservando o verde, permitimos que os habitantes das cidades respirem melhor.
Em cidades que já perderam a maior parte de suas áreas verdes, é preciso replantar árvores, arbustos e ervas, dando preferência as plantas com frutos carnosos, para atrair a fauna de volta.
Ao preservarmos as diversas espécies de plantas e animais que ainda existem no país, nós estamos guardando um importante tesouro! Estudando esses seres vivos, o homem pode descobrir novos remédios, vacinas para doenças, novas substâncias químicas para os mais diversos usos etc. Garantir a diversidade dos seres vivos é garantir recursos para o futuro!
Neste projeto pretendemos trabalhar a questão da conscientização dos moradores local no sentido de preservar este espaço, tendo assim conseqüências positivas no que tange a um oxigênio mais puro, a conservação da saúde, o aspecto estético do bairro e o equilíbrio do ecossistema.
Conforme a frase postulada por René Jules Dubos, biólogo francês – 1901-1982: “Pense globalmente e aja localmente” se cada escola fizer um trabalho de conscientização com os alunos, estes serão agentes de mudança da comunidade a qual pertencem, e com o conhecimento adquirido na realização deste projeto se tornarão multiplicadores em suas famílias, com seus vizinhos e assim darão sua contribuição para o equilíbrio do ecossistema a nível planetário.
2 – Objetivo principal
• Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a esperar a coleta do lixo e não jogá-lo na reserva da Mata Atlântica favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a comunidade local possua um ambiente saudável contribuindo para a qualidade de vida local e o equilíbrio do ecossistema a nível planetário.
3 – Objetivos específicos
• Capacitar o aluno para que possa utilizar o conhecimento sobre o acúmulo de lixo na Mata Atlântica para compreender a sua realidade e atuar sobre ela;
• Mostrar os problemas causados pelo lixo que afetam a vida do educando, a de sua comunidade, a de seu país e a do planeta;
• Promover uma reflexão acerca dos problemas causados pelo lixo jogados na Mata Atlântica;
• Criar espaços para que o aluno produza textos para atuar como agente multiplicador na comunidade local.
4 – Conteúdos Curriculares e Disciplinas Envolvidas
Linguagem Cartográfica, Linguagem Visual, Linguagem Sonora, Linguagem Corporal Leitura e produção de texto, Localização e espaço, Sistema Respiratório, confecção de faixas, Desenho e Pintura.
Disciplinas Envolvidas:
Português, História, Matemática, Ciências, Artes, Geografia
5 - Ação 1
• Distribuição do texto: E o verde, cadê? Leitura compartilhada;
• Sentados em semicírculos e ouvindo música ambiente os alunos farão debate do texto. Segundo Augusto Cury os alunos assim posicionados estimula as ideias e a música desacelera o pensamento dos alunos e melhora a concentração e o rendimento intelectual.
• Excursão as ruas que ficam no entorno da escola, para observar, fotografar com câmera do celular e anotar o tipo de lixo que estão vendo na Mata Atlântica:
• Entrevista estruturada com alguns moradores. Para tanto, será usado um gravador;
• Fazer o mapa do trajeto feito na excursão, envolvendo o desenho do lixo;
• Em trio transcrever a entrevista usando a norma culta, com a orientação da professora;
• Produzir em trio um relatório referente à excursão.
• O texto será trocado com outro grupo e vice-versa para que seja revisado mediante consulta no dicionário e a professora.
• Reescrita do texto:
• Digitação do texto pelo Secretário da Escola.
Tempo Previsto: 15 dias
Atores Envolvidos: A professora e os alunos do 5° Ano e o Secretário da Escola, Coordenadora e dois funcionários para auxiliar a professora no percurso da excursão.
Subproduto: Construção de um mural contendo os textos manuscritos, os digitados, o Mapa e as fotografias.
5 – Ação 2
Refletir a frase: “Pense globalmente e aja localmente” (René Jules Dubos, biólogo francês – 1901-1982)
• Pesquisar na internet:
• A biografia de René Jules Dubos;
• A foto de René Jules Dubos ;
• A importância do oxigênio no processo de respiração;
• As doenças causadas pelo um ambiente poluído pelo lixo:
• As conseqüências do lixo para a fauna e a flora.
• Imagens de bairros da cidade que não há acúmulo de lixo e o bairro em estudo.
Ao pesquisar na Internet a professora ensinará os alunos os cinco tipos de capacidades para a gestão metacognitiva do conhecimento (amplamente explicitadas em Pozo e Postigo, 2000): Competências para a aquisição da informação; Competências para a interpretação da informação; Competências para a análise da informação; Competências para a compreensão da informação; competências para a comunicação da informação.
• Calcular quantos anos viveu René Jules Dublos;
• Montar um quadro com a foto de Rene Jules Dublos.
• Organização de trabalhos, ou seja, a transformação da informação em conhecimento.
• Construção de faixas em TNT, com frases pedindo a comunidade para não jogar o lixo na Mata Atlântica e os benefícios que essa atitude promove para todos os moradores. Dentre estas a frase postulada por René Jules Dubos ; : “Pense globalmente e aja localmente”. É importante lembrar que os quadros e as faixas serão equivalentes ao número de locais a serem expostos.
• Escolha de uma comissão de alunos para conversar com os gestores e solicitar que façam um ofício para a EMLUR – empresa da Prefeitura Municipal de João Pessoa que cuida do lixo - para que retire o lixo exposto na Mata Atlântica.
Tempo Previsto: 30 dias
Atores envolvidos: A professora e os alunos do 5° Ano, a professora de Artes, os gestores, funcionário do laboratório de informática, Coordenadora e dois funcionários para auxiliar a professora na caminhada.
Subproduto: Caminhada até os locais visitados na excursão feita na Ação 1 . O quadro de René Jules Dubos e a faixa com frase proferida por ele irão em primeiro lugar. Em seguida as demais. Com a câmera do celular a professora filmará toda a excursão. Chegando ao destino afixar a foto as faixas e posteriormente fotografar o ambiente limpo com a foto, as faixas de apelo para a preservação daquele espaço.
5 – Ação 3
• Criação de um Blog em nome da Escola
• Organização de uma exposição com todo material produzido: relatórios, fotos da primeira e da segunda excursão. Trabalhos com o resultado da pesquisa na internet. Para a qual serão convidados toda a comunidade interna e bem como a comunidade externa família, vizinhos e demais moradores. O convite na escola será feito verbalmente em comissão em cada turma e nos demais segmentos da escola e para comunidade externa serão distribuídos convites confeccionados pelos alunos, inclusive com envelopes.
• Exibição do vídeo produzido na ação 2 (segunda excursão).
• Filmagem da exposição com a câmera do celular
Tempo previsto: 15 dias
Atores envolvidos: Comunidade interna e externa da escola
Subproduto: Publicação no Blog da Escola de todo material produzido.
6 – Tempo total de realização do projeto: 2 meses
7 – Material e suporte necessário: Textos, micro-sister, cd, aparelho de DVD, computadores, internet, fotos, celulares, cabo, TNT, tinta, pincel, papel quarenta.
8 – Fontes de Pesquisa:
http://vislumbrandohorizontes.blogspot.com/2010/05/gasto-do-rio-de-janeiro-com-lixo-jogado.html
http://www.slideshare.net/angelavbecker/projeto-meio-ambiente-presentation
http://escolaperpetuosocorro.blogspot.com/2007/04/projeto-meio-ambiente.html
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf
POZO, Juan Ignácio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Disponível em: http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83219/cpweb2.html
Pedagogia de Projetos: Fundamentos e Implicações. Disponível em: www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt1.htm
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=3
CURY, Augusto. Filhos brilhantes, alunos fascinantes. São Paulo: Planeta do Brasil, 2007.
E o verde, cadê? In: Revista Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, SBPC, ano 12, n. 96, out. 1999.)
9 – Formas)s) de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto)
Ao longo do projeto a avaliação será realizada da seguinte forma: auto-avaliação continua tanto para professor quanto para o aluno; observação e registro feito pelo professor em portfólio visando verificar o progresso de cada um em cada uma das ações.
Ao final do projeto será realizada de forma processual obedecendo todo o decorrer do projeto e a elaboração de um documento-síntese, no qual constará o crescimento do grupo (alunos e a professora), bem como os pontos positivos e os pontos negativos. Para estes, propostas para redimensioná-los.
“Você é parte da natureza e precisa dela para viver. Por isso, cuide!”
Sylvio Luiz Panza/Ecologia em quadrinhos. Ed. FTD.
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2 comentários:
muito bom o projeto e muito bom ter como base para trabalhar as diversas disciplinas dentro da escola.
Muito bom o conteúdo do projeto e muito bom para saber o que desenvolver e como desenvolver o projeto nas diversas disciplinas dentro dos programas.
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