sábado, 15 de agosto de 2015

As Funções e Tipos de Avaliação Presentes na Prática Pedagógica



1 - Com base no texto de Costa (2011) defina a auto avaliação e expresse sua opinião sobre as possíveis vantagens e/ou desvantagens dessa forma de avaliar

Na autoavaliação os avaliadores fazem uma autoreflexão sobre seu próprio desempenho mediante um determinado tipo de questionário. Tendo estes, a responsabilidade do avaliado e do avaliador. Geralmente é feita pelos próprios professores, objetivando conhecer todo o processo de ensino e aprendizagem, bem como seus resultados.
A vantagem da autovaliação é a possibilidade do professor verificar se o processo de ensino e aprendizagem está produzido os efeitos desejados, ou seja, a aprendizagem de todos os alunos. .Caso, isso não esteja acontecendo poderá fazer a intervenção pedagógica através do replanejamento das atividades, utilização de outras estratégias de ensino, variação nos instrumentos avaliativos  para ajudar o aluno a ter o resultado positivo. Poderá também, realizar pesquisas em diferentes fontes, a exemplo do computador(Internet) conversar com seus pares de profissão para solucionar  as possíveis dificuldades que está tendo para a realização do seu trabalho.
A única desvantagem é que se o professor tiver uma concepção de avaliação baseada em exames e provas que tem como objetivo selecionar alguns e excluir os demais, ele não tem como fazer uma autoreflexão da sua prática e programar uma intervenção pedagógica.

 2 - Conforme Costa (2011) quais são as funções da avaliação e como o autor caracteriza as funções pedagógicas?
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As funções da avaliação são: Definição dos significados pedagógicos e sociais, Funções sociais, Poder de controle, Funções Pedagógicas, Funções na organização escolar, Projeção psicológica, Apoio da Investigação.
As funções pedagógicas são as ações mais explicitas da avaliação. No entanto, não se constitui os motivos mais determinantes para que ela exista.
É importante destacar que ao escolher uma forma de avaliar na perspectiva pedagógica, faça uma reflexão que ela não é única, e, portanto terá consequências sobre as demais. Assim, ao  selecionar um instrumento para avaliar dentro da perspectiva pedagógica se faz necessário refletir sobre as consequências que  ele terá para as seguintes funções : definição dos significados pedagógicos, funções sociais e poder de controle.
Essa função da avaliação é a criadora do ambiente escolar - clima psicológico da aula e as conotações que os conteúdos de aprendizagem e da cultura tem  para o estudante, haja vista que ela repercute nas relações interpessoais aluno/aluno, aluno/professor, bem  como se expande para fora do âmbito escolar.  .
O sucesso ou fracasso na avaliação escolar é relevante na relação professor/aluno, tendo em vista que os resultados da avaliação de uma forma geral se constitui em referências na estruturação das relações sociais  e de modo particular para as relações familiares.

REFERÊNCIAS:
AVALIAÇÃO: Entrevista Com Jussara Hoffman. Disponível em:  http://www.dn.senai.br/competencia/src/contextualizacao/celia%20-%20avaliacao%20Jussara%20Hoffmam.pdf. Acesso em 04  de Marco 2015.
COSTA, Luciélio Marinho da. Avaliação da Aprendizagem. In: ASSIS, José Gomes de. (Org.). Licenciatura em Matemática a Distância. 1ª ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2011. V. 08, p. 01 – 17.

Entrevista com Cipriano Carlos Luckesi.   Gente que Educa. Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/cipriano-carlos-luckesi-424733.shtml Acesso em 14 mar 2014.

LIBÃNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano. Vídeo: Avaliação da Aprendizagem: Disponível em: http://atividadedigital.pbworks.com/w/page/66965045/Texto%20Multimodal%202%20%22Avalia%C                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 3%A7%C3%A3o%20Escolar%22 Acesso em 13 mar 2014.



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