1 - Com base no texto de Costa (2011)
defina a auto avaliação e expresse sua opinião sobre as possíveis vantagens
e/ou desvantagens dessa forma de avaliar.
Na autoavaliação os
avaliadores fazem uma autoreflexão sobre seu próprio desempenho mediante um
determinado tipo de questionário. Tendo estes, a responsabilidade do avaliado e
do avaliador. Geralmente é feita pelos próprios professores, objetivando conhecer
todo o processo de ensino e aprendizagem, bem como seus resultados.
A vantagem da
autovaliação é a possibilidade do professor verificar se o processo de ensino e
aprendizagem está produzido os efeitos desejados, ou seja, a aprendizagem de
todos os alunos. .Caso, isso não esteja acontecendo poderá fazer a intervenção
pedagógica através do replanejamento das atividades, utilização de outras
estratégias de ensino, variação nos instrumentos avaliativos para ajudar o aluno a ter o resultado
positivo. Poderá também, realizar pesquisas em diferentes fontes, a exemplo do
computador(Internet) conversar com seus pares de profissão para solucionar as possíveis dificuldades que está tendo para
a realização do seu trabalho.
A única desvantagem é
que se o professor tiver uma concepção de avaliação baseada em exames e provas
que tem como objetivo selecionar alguns e excluir os demais, ele não tem como
fazer uma autoreflexão da sua prática e programar uma intervenção pedagógica.
2 - Conforme Costa (2011) quais
são as funções da avaliação e como o autor caracteriza as funções pedagógicas?
.
As funções da avaliação são: Definição
dos significados pedagógicos e sociais, Funções sociais, Poder de controle, Funções
Pedagógicas, Funções na organização escolar, Projeção psicológica, Apoio da
Investigação.
As funções pedagógicas são as ações mais explicitas da avaliação. No
entanto, não se constitui os motivos mais determinantes para que ela exista.
É importante destacar que ao escolher uma forma de avaliar na perspectiva
pedagógica, faça uma reflexão que ela não é única, e, portanto terá
consequências sobre as demais. Assim, ao
selecionar um instrumento para avaliar dentro da perspectiva pedagógica
se faz necessário refletir sobre as consequências que ele terá para as seguintes funções : definição
dos significados pedagógicos, funções sociais e poder de controle.
Essa função da avaliação é a criadora do ambiente escolar - clima
psicológico da aula e as conotações que os conteúdos de aprendizagem e da
cultura tem para o estudante, haja vista
que ela repercute nas relações interpessoais aluno/aluno, aluno/professor, bem como se expande para fora do âmbito
escolar. .
O sucesso ou fracasso na avaliação escolar é relevante na relação professor/aluno,
tendo em vista que os resultados da avaliação de uma forma geral se constitui
em referências na estruturação das relações sociais e de modo particular para as relações
familiares.
REFERÊNCIAS:
AVALIAÇÃO: Entrevista Com
Jussara Hoffman. Disponível em: http://www.dn.senai.br/competencia/src/contextualizacao/celia%20-%20avaliacao%20Jussara%20Hoffmam.pdf. Acesso
em 04 de Marco 2015.
COSTA, Luciélio Marinho da. Avaliação
da Aprendizagem. In: ASSIS, José Gomes de. (Org.). Licenciatura em Matemática a
Distância. 1ª ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2011. V. 08, p. 01 –
17.
Entrevista
com Cipriano Carlos Luckesi. Gente que Educa. Nova
Escola. Disponível
em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/cipriano-carlos-luckesi-424733.shtml Acesso em 14 mar
2014.
LIBÃNEO, José Carlos. Didática. São Paulo:
Cortez, 1994.
LUCKESI,
Cipriano. Vídeo: Avaliação da
Aprendizagem: Disponível em: http://atividadedigital.pbworks.com/w/page/66965045/Texto%20Multimodal%202%20%22Avalia%C
3%A7%C3%A3o%20Escolar%22 Acesso em 13 mar 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário