sábado, 15 de agosto de 2015

A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO


1) Segundo Hoffmann (1996) há certa dificuldade em provocar mudanças no cotidiano das escolas, sobretudo, quando se refere à avaliação, porque se está arraigado a paradigmas que se explicam na própria concepção de avaliação do educador, refletida em sua trajetória de vida como aluno e professor. Como você analisa essa afirmativa?

 Um dos aspectos que dificulta a mudança segundo Hoffman, é a formação inicial nos cursos de licenciatura, Estes não formam professores para o exercício cotidiano docente, que os obriga a lidar com muitos alunos e suas diferenças. Também, o professor nem sempre é bem preparado para o exercício do magistério da sua disciplina. Mesmo conhecendo bem a sua matéria, não consegue ensinar e nem acompanhar o processo de aprendizagem.
Ao lado dessa formação inicial está a falta de espaço no âmbito escolar para que o professor junto com seus pares sejam pesquisadores e encontrem formas de quebrar o paradigma da avaliação simplesmente quantitativa e encontrem formas qualitativas de avaliar os seus alunos. Ou seja, avaliar todos os momentos do processo de ensino, a fim de detectar as dificuldades encontradas pelos alunos e replanejar as atividades utilizando métodos diferentes.

2)De acordo com Costa (2011) o objetivo fundamental da avaliação é diagnosticar e redimensionar a prática pedagógica desenvolvida no contexto escolar. Faça uma análise crítica desta assertiva.
Diagnosticar significa verificar a realidade social, econômica e cultural dos alunos, bem como os conteúdos que os alunos têm domínio antes de iniciar um novo conteúdo. Em todas as etapas do desenvolvimento do novo conteúdo, o professor deve está avaliando para detectar as dificuldades dos alunos e fazer um replanejamento utilizando métodos diferentes e dando uma atenção individualizada aos alunos que apresentem maiores dificuldades. Vale ressaltar que, se por ventura os alunos não tiverem a base necessária para acompanhar um conteúdo novo, o professor deve organizar atividades que promovam esse embasamento para que todos os alunos obtenham uma aprendizagem significativa,
Segundo Libâneo (1994) a avaliação escolar é um processo continuo que deve ocorrer nos mais diferentes momentos do processo de ensino. A verificação e qualificação dos resultados da aprendizagem no inicio, durante e no final das unidades didáticas visam sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e estimular os alunos a que continuem dedicando-se aos estudos.



REFERÊNCIAS:
AVALIAÇÃO: Entrevista Com Jussara Hoffman. Disponível em:  http://www.dn.senai.br/competencia/src/contextualizacao/celia%20-%20avaliacao%20Jussara%20Hoffmam.pdf. Acesso em 04  de Marco 2015.
COSTA, Luciélio Marinho da. Avaliação da Aprendizagem. In: ASSIS, José Gomes de. (Org.). Licenciatura em Matemática a Distância. 1ª ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2011. V. 08, p. 01 – 17.
LIBÃNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.



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