1) Segundo Hoffmann (1996) há certa
dificuldade em provocar mudanças no cotidiano das escolas, sobretudo, quando se
refere à avaliação, porque se está arraigado a paradigmas que se explicam na
própria concepção de avaliação do educador, refletida em sua trajetória de vida
como aluno e professor. Como você analisa essa afirmativa?
Um dos aspectos que dificulta a mudança segundo Hoffman, é a formação
inicial nos cursos de licenciatura, Estes não formam professores para o
exercício cotidiano docente, que os obriga a lidar com muitos alunos e suas
diferenças. Também, o professor nem sempre é bem preparado para o exercício do
magistério da sua disciplina. Mesmo conhecendo bem a sua matéria, não consegue
ensinar e nem acompanhar o processo de aprendizagem.
Ao lado dessa formação inicial está a falta de espaço no âmbito escolar para
que o professor junto com seus pares sejam pesquisadores e encontrem formas de
quebrar o paradigma da avaliação simplesmente quantitativa e encontrem formas
qualitativas de avaliar os seus alunos. Ou seja, avaliar todos os momentos do
processo de ensino, a fim de detectar as dificuldades encontradas pelos alunos
e replanejar as atividades utilizando métodos diferentes.
2)De acordo com Costa (2011) o objetivo
fundamental da avaliação é diagnosticar e redimensionar a prática pedagógica
desenvolvida no contexto escolar. Faça uma análise crítica desta assertiva.
Diagnosticar significa verificar a realidade social, econômica e
cultural dos alunos, bem como os conteúdos que os alunos têm domínio antes de
iniciar um novo conteúdo. Em todas as etapas do desenvolvimento do novo
conteúdo, o professor deve está avaliando para detectar as dificuldades dos
alunos e fazer um replanejamento utilizando métodos diferentes e dando uma
atenção individualizada aos alunos que apresentem maiores dificuldades. Vale
ressaltar que, se por ventura os alunos não tiverem a base necessária para
acompanhar um conteúdo novo, o professor deve organizar atividades que promovam
esse embasamento para que todos os alunos obtenham uma aprendizagem
significativa,
Segundo
Libâneo (1994) a avaliação escolar é um processo continuo que deve ocorrer nos
mais diferentes momentos do processo de ensino. A verificação e qualificação
dos resultados da aprendizagem no inicio, durante e no final das unidades
didáticas visam sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e
estimular os alunos a que continuem dedicando-se aos estudos.
REFERÊNCIAS:
AVALIAÇÃO:
Entrevista Com Jussara Hoffman. Disponível em: http://www.dn.senai.br/competencia/src/contextualizacao/celia%20-%20avaliacao%20Jussara%20Hoffmam.pdf.
Acesso em 04 de Marco 2015.
COSTA, Luciélio Marinho da. Avaliação
da Aprendizagem. In: ASSIS, José Gomes de. (Org.). Licenciatura em Matemática a
Distância. 1ª ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2011. V. 08, p. 01 –
17.
LIBÃNEO, José Carlos. Didática. São Paulo:
Cortez, 1994.
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