sábado, 15 de agosto de 2015

Resolução de Problemas no Ensino, Aprendizagem e Avaliação em Matemática



1 - Conforme o estudo do texto, qual a importância do estabelecimento de critérios de avaliação na atividade matemática?
A avaliação na qual são estabelecidos critérios é a mediadora na perspectiva formativo-reguladora e é orientada por uma ação pedagógica reflexiva, direcionada ao conhecer, visando a compreensão e promoção de benefícios para os alunos, a exemplo do desenvolvimento intelectual..
Ao preparar essa avaliação , seja qual for o instrumento utilizado, é de fundamental importância que professores, alunos e familiares tomem consciência dos critérios. Estes visam zelar pela qualidade dos objetivos e se constituem em referenciais para interpretar as produções dos alunos.
Os referidos critérios são balizadores para o olhar pedagógico do professor sobre as respostas e ações dos alunos e acerca do seu próprio trabalho. Eles também mostram o que e como o estudante está aprendendo o conteúdo. Com isto, o professor verifica o que não foi aprendido devendo assim redimensionar o processo de ensino, no que diz respeito a preencher as lacunas de aprendizagens mediante atividades e estratégias diferentes para que o aluno aprenda tudo que foi definido nos objetivos no ato do planejamento.

2 - Qual a importância de atividades de resolução de problemas no processo de ensino aprendizagem de matemática?
O trabalho com resolução de problemas no processo ensino aprendizagem é importante pois,

ü   se constitui  numa importante ferramenta para o aluno lidar com situações diversas;
ü   o foco não estar apenas a solução da questão apresentada, mas também no ato de facilitar o desenvolvimento e o conhecimento de habilidades básicas e conceitos fundamentais que resolvem a situação proposta;
ü   requer criatividade, estratégias e procedimentos envolvendo discussão e o desenvolvimento de atitudes para chegar na resposta;
ü   desenvolve a compreensão das etapas envolvidas no processo de resolução, o que propicia ao aluno estabelecer relações, fazer conjecturas e analogias e o desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo;
ü   os alunos adquirem várias possibilidades de se apropriarem do conhecimento matemático como uma das ferramentas para atuar no meio em que vivem;
ü   permite desenvolver ideias matemáticas atribuídas de significados e construída pelo próprio aluno;
ü   permite uma postura investigativa, tendo em vista que não se restringe a obtenção da resposta correta, priorizando o processo de  resolução, permitindo o aparecimento de diferentes soluções, instigando a criatividade e aparecimento de diferentes soluções, assim como oportunizando vários momentos de avaliação, tanto para o professor quanto para o aluno, constituindo-se assim em um verdadeiro processo de ensino-aprendizagem;
ü   ao fazer a autoavaliação da aprendizagem,  o estudante analisa de forma contínua as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento, reflete sobre seu processo de aprendizagem e faz um registro sistemático do pensar sobre o próprio pensar, de  suas percepções  e de seus sentimentos. Tudo isso proporciona ao professor conhecer aspectos facilitadores ou dificultadores da aprendizagem de determinado conteúdo matemático, de modo a contribuir para a proposta de novas atividades que conduzem a uma efetiva aprendizagem.
3 - Qual a importância da atividade de elaboração de problemas matemáticos pelos alunos?
É importante que os alunos elaborem problemas matemáticos tendo em vista que possibilita o desenvolvimento de diferentes habilidades, quais sejam: posição ativa em sala de aula, já que para elaborar o enunciado do problema, ele necessita conhecer o conteúdo matemático e suas inter-relações. Ao pensar no enunciado, ele é forçado a pensar na resposta, na forma de resolver, bem como na produção textual.
Essa forma de aprender permite o contínuo questionamento, em sala de aula, da aplicabilidade dos conteúdos abordados.

REFERÊNCIA:

COSTA, Luciélio Marinho da. O PROCESSO DA AVALIAÇÃO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. In: ASSIS, José Gomes de. (Org.). Licenciatura em Matemática a Distância. 1ª ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2011. V. 08, p. 116 – 127.

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